URGÊNCIAS ODONTOLÓGICAS
Urgência odontológica é toda situação que o paciente sente dor, desconforto ou sofrimento na cavidade oral (dentes, gengiva, bochecha, língua ou nos ossos).
URGÊNCIAS ODONTOLÓGICAS
Urgência odontológica é toda situação que o paciente sente dor, desconforto ou sofrimento na cavidade oral (dentes, gengiva, bochecha, língua ou nos ossos).
O QUE SÃO URGÊNCIAS ODONTOLÓGICAS?
Primeiramente, é importante saber a diferença entre emergência e urgência odontológica. Emergências são situações que colocam em risco a vida do paciente, já urgências são situações que precisam de atenção e precisam ser tratadas, porém não são uma ameaça direta ao bem-estar do paciente.
É preciso se atentar e cuidar para uma urgência não virar emergência. Em caso de qualquer uma dessas situações, procure um profissional de confiança imediatamente.
As urgências mais comuns são:
- Fratura nos dentes;
- Pancadas muito fortes ocasionando perda de dente ou dentes frouxos, como em acidentes;
- Fraturas nos ossos da face, podendo comprometer a via aérea do paciente;
- Traumas nos lábios, língua e bochechas;
- Objetos ou alimentos presos nos dentes;
- Abscessos nos dentes;
- Celulite ou infecção bacteriana provocando edema no local;
- Deslocamento de coroa;
- Traumas na região da boca.
O QUE NÃO FAZER EM UMA URGÊNCIA ODONTOLÓGICA?
No momento do desespero, tomamos algumas ações que podem piorar o quadro. Por isso, procure imediatamente um profissional capacitado e de confiança para resolver o problema da melhor forma possível e de preferência o quanto antes.
E como proceder nos casos descritos acima?
- Nos casos de objetos presos no dente, tente remover com fio dental. Se não funcionar, procure um especialista, não use objetos pontiagudos ou de corte pois podem piorar a situação e podem ser perigosos;
- Nos casos de queda de dente, não tente colocar de volta no local. Guarde o dente em um potinho com soro fisiológico ou leite e leve a um especialista para avaliar seu caso;
- Não faça compressas frias ou quentes diretamente na gengiva ou dente, utilize compressas na parte externa, na face, para reduzir dor e inchaço;
- Não utilize medicamentos, pomadas, cremes nos dentes e gengivas pois pode piorar o quadro, evite também tratamentos e receitas caseiras;
- E procure imediatamente um atendimento odontológico.
VAMOS CONVERSAR SOBRE A FRATURA DENTAL?
Se o tratamento será complexo ou não depende da extensão da fratura. O dente é formado pela polpa que é a parte mais interna em que está localizada as terminações nervosas e vasos sanguíneos, depois vem a dentina que é a parte mais dura envolvendo a polpa e por fim, o esmalte é a parte mais externa que dá o brilho ao dente. Todas essas estruturas podem ser impactadas após uma fratura dental, em alguns casos o dente ficará apenas trincado, em outros haverá fratura completa. Para decidir o melhor tratamento é importante saber qual tipo de fratura se trata.
É necessário buscar a avaliação de um dentista experiente e de confiança para avaliar quais estruturas foram afetadas e qual é o melhor tratamento indicado para o seu caso.
VAMOS AVALIAR O SEU CASO?
Depois que iniciei minha jornada na odontologia, me apaixonei ainda mais e busco constantemente por atualização e inovação para propiciar o melhor tratamento para os meus pacientes.
AGENDE SUA
CONSULTA
Mantenha sua saúde bucal em dia
Atualmente atendo em meu consultório particular, Galeria Dantas, resultado de um sonho em que eu posso exercer a profissão que escolhi para a vida e atingir o objetivo de levar felicidade e bem-estar para os meus pacientes.
-
Rua Doutor Arnaldo Brandão, 162, São Francisco
Boa Vista - Roraima