URGÊNCIAS ODONTOLÓGICAS
Urgência odontológica é toda situação que o paciente sente dor, desconforto ou sofrimento na cavidade oral (dentes, gengiva, bochecha, língua ou nos ossos).
![](https://alissondantas.com.br/wp-content/uploads/2023/03/dr-alisson-tratamento-de-canal-1-1-791x1024.jpg)
URGÊNCIAS ODONTOLÓGICAS
Urgência odontológica é toda situação que o paciente sente dor, desconforto ou sofrimento na cavidade oral (dentes, gengiva, bochecha, língua ou nos ossos).
O QUE SÃO URGÊNCIAS ODONTOLÓGICAS?
Primeiramente, é importante saber a diferença entre emergência e urgência odontológica. Emergências são situações que colocam em risco a vida do paciente, já urgências são situações que precisam de atenção e precisam ser tratadas, porém não são uma ameaça direta ao bem-estar do paciente.
É preciso se atentar e cuidar para uma urgência não virar emergência. Em caso de qualquer uma dessas situações, procure um profissional de confiança imediatamente.
As urgências mais comuns são:
- Fratura nos dentes;
- Pancadas muito fortes ocasionando perda de dente ou dentes frouxos, como em acidentes;
- Fraturas nos ossos da face, podendo comprometer a via aérea do paciente;
- Traumas nos lábios, língua e bochechas;
- Objetos ou alimentos presos nos dentes;
- Abscessos nos dentes;
- Celulite ou infecção bacteriana provocando edema no local;
- Deslocamento de coroa;
- Traumas na região da boca.
O QUE NÃO FAZER EM UMA URGÊNCIA ODONTOLÓGICA?
No momento do desespero, tomamos algumas ações que podem piorar o quadro. Por isso, procure imediatamente um profissional capacitado e de confiança para resolver o problema da melhor forma possível e de preferência o quanto antes.
E como proceder nos casos descritos acima?
- Nos casos de objetos presos no dente, tente remover com fio dental. Se não funcionar, procure um especialista, não use objetos pontiagudos ou de corte pois podem piorar a situação e podem ser perigosos;
- Nos casos de queda de dente, não tente colocar de volta no local. Guarde o dente em um potinho com soro fisiológico ou leite e leve a um especialista para avaliar seu caso;
- Não faça compressas frias ou quentes diretamente na gengiva ou dente, utilize compressas na parte externa, na face, para reduzir dor e inchaço;
- Não utilize medicamentos, pomadas, cremes nos dentes e gengivas pois pode piorar o quadro, evite também tratamentos e receitas caseiras;
- E procure imediatamente um atendimento odontológico.
![](https://alissondantas.com.br/wp-content/uploads/2023/03/URGENCIAS-1.png)
![](https://alissondantas.com.br/wp-content/uploads/2023/03/ALISSON-DENTISTA-1.png)
VAMOS CONVERSAR SOBRE A FRATURA DENTAL?
Se o tratamento será complexo ou não depende da extensão da fratura. O dente é formado pela polpa que é a parte mais interna em que está localizada as terminações nervosas e vasos sanguíneos, depois vem a dentina que é a parte mais dura envolvendo a polpa e por fim, o esmalte é a parte mais externa que dá o brilho ao dente. Todas essas estruturas podem ser impactadas após uma fratura dental, em alguns casos o dente ficará apenas trincado, em outros haverá fratura completa. Para decidir o melhor tratamento é importante saber qual tipo de fratura se trata.
É necessário buscar a avaliação de um dentista experiente e de confiança para avaliar quais estruturas foram afetadas e qual é o melhor tratamento indicado para o seu caso.
VAMOS AVALIAR O SEU CASO?
Depois que iniciei minha jornada na odontologia, me apaixonei ainda mais e busco constantemente por atualização e inovação para propiciar o melhor tratamento para os meus pacientes.
![](https://alissondantas.com.br/wp-content/uploads/2023/02/galeria-dantas-dr-alisson-1.jpg)
AGENDE SUA
CONSULTA
Mantenha sua saúde bucal em dia
Atualmente atendo em meu consultório particular, Galeria Dantas, resultado de um sonho em que eu posso exercer a profissão que escolhi para a vida e atingir o objetivo de levar felicidade e bem-estar para os meus pacientes.
-
Rua Doutor Arnaldo Brandão, 162, São Francisco
Boa Vista - Roraima